A importância da embalagem durante a mudança

Cuidar você mesmo da embalagem é uma forma de economizar, mas é preciso saber quais são os melhores materiais e como embalar cada item. Reunimos algumas dicas para ajudar-lhe com o processo.

26 NOV 2013 · Leitura: min.
A importância da embalagem durante a mudança

Quem vai mudar de casa ou empresa e está pensando em cuidar sozinho do serviço de embalagem, ou seja, sem recorrer a uma empresa especializada, deve ter presente duas coisas: trata-se de uma excelente forma de economizar dinheiro, mas não significa economia de tempo. Para que tudo transcorra sem problemas é preciso saber quais são os melhores materiais e como embalar cada item.

Muitas vezes, o mais indicado é fazer um levantamento prévio e verificar quais móveis devem ser desmontados e embalados por uma empresa especializada, já que, em alguns casos, são demasiado grandes ou complexos. Para as miudezas (roupas, livros, documentos, itens da cozinha, etc.), você pode facilmente cuidar da embalagem, e ainda ganhar tempo envolvendo toda a família no processo.

Mas atenção: é fundamental fazer um planejamento cuidadoso, já que o processo de embalagem não é rápido e tudo deve estar pronto para o dia da mudança. A pressa será sua inimiga e fará com que você esqueça coisas no antigo imóvel ou, inclusive, não consiga localizar o que foi colocado em cada caixa.

A regra de ouro é começar com tempo, priorizando o que menos se utiliza no dia a dia da família e identificando o conteúdo de cada caixa ou pacote com etiquetas e um inventário. O melhor é finalizar o processo de empacotamento no dia anterior ao traslado, deixando de fora somente o que será utilizado na noite prévia.

4817475710_efbdc0728b_o.jpg

O que é preciso para embalar a mudança?

Há materiais específicos para embalar objetos delicados, caixas especiais para o transporte de cristais, roupeiros, etc. Porém, não é preciso gastar uma fortuna. É possível cuidar da embalagem dos pertences de uma casa ou empresa com apenas alguns materiais. Confira!

Caixas de papelão:

Você vai precisar de várias caixas e de diferentes tamanhos. Muitas empresas de mudança oferecem esse tipo de material de forma gratuita, com caixas retornáveis. Se a empresa que você contratou quer cobrar pelo fornecimento, você pode economizar passando por um supermercado e pedindo algumas unidades.

Papel, plástico-bolha e papelão ondulado:

Cristais ou louças delicadas estarão mais protegidas se embaladas com esse tipo de material. Na hora de organizar a mudança, devem ser colocados em caixas menores, para que sejam poucas unidades por caixa. Desta forma há menos atrito entre as peças. Lembre-se de identificar as caixas como "frágil".

Malas:

Boa parte das roupas podem ser colocadas nas malas que você tem em casa. Isso facilita o carregamento e também reduz o número de caixas. Dividir as roupas entre verão e inverno agiliza a organização na casa nova.

Cobertor ou manta:

Lâmpadas, luminárias e peças de vidro devem ser embaladas primeiramente em plástico-bolha. Para reforçar a segurança, é possível utilizar um cobertor ou manta. Se a peça não cabe numa caixa, deve ser envolvida em papelão ondulado.

flickrkaterha.jpg

Dicas gerais para a embalagem

O tempo gasto com a embalagem vai depender do tamanho da sua mudança. Entretanto, há algumas dicas que sempre devem ser seguidas para que tudo saia como o previsto:

  • guarde os pares juntos, assim como todas as partes de um objeto ou conjunto. Por exemplo, barras de cortina com suporte e quadro, espelho com a moldura, porta-retratos da entrada, parafusos com seu respectivo móvel, etc.
  • utilize jornal velho amassado para forrar o fundo das caixas de papelão. Terá a função de amortecedor.
  • ao dispor os itens nas caixas, trabalhe por capas, sempre lembrando de completar os espaços vazios com papel arrugado. Entre uma capa e outra também deve haver jornal amassado.
  • evite a sobrecarga. Além de risco para a conservação dos bens, também significa piores condições de trabalho para os funcionários da empresa de mudança. O recomendável é não extrapolar 25 kg por caixa.
  • lacre bem as caixas da mudança com fita adesiva. Separe-as em dois grupos: as que podem ser empilhadas e as frágeis, sempre seguindo o inventário da mudança.

Agora você já está preparado para cuidar da embalagem de seus pertences. Não deixe de enviar seu comentário em caso de dúvidas.

Foto: por featherfly27 e katerha (Flickr)

mudança
Linkedin
Escrito por

Mudanca.com

Deixe seu comentário
8 Comentários
  • GEIZA CARVALHO

    Por todas as dicas que são dadas, entende-se que, nos Orçamentos das transportadoras não estão incluídas as caixas. Por outro lado, as mesmas, na maioria das vezes, informam fornecer as caixas. Como saber ?

  • Mariaizilda da Silva

    Ótimas dicas. Já estou atenta aos preparativos (prazos, materiais, identificação). Muito boas.

  • Rosiane dos Santos

    Gostei das dicas, mas gostaria de saber onde compro as embalagens?

  • Inês Hertz

    Ótimas dicas. Gostei muito do artigo, só que a empresa contratada deve fornecer as embalagens, principalmente caixas, pq é difícil conseguir. São tds doadas para reciclagem.

  • Equipe Mudanca.com

    Bom dia Elizenda, consiga respostas mais rápidas publicando sua dúvida na seção "Perguntas". Att. Equipe Mudanca.com

  • Elizenda

    Preciso mudar e quero começar a fazer embalagem de meus pertences. Onde comprar em Manaus?

  • Equipe Mudanca.com

    Olá Márcia, você pode encontrar informações úteis para começar a organizar a sua mudança aqui: https://www.mudanca.com/artigos/categoria/organizacao-da-mudanca Att. Equipe Mudanca.com

  • marcia

    Preciso de fazer minha mudança, não sei o que fazer, nem como começar. É a 1ª vez que mudo.

últimos artigos sobre equipamentos e embalagens