Cuidados ao contratar um transporte de carga

Para evitar desgaste, tome as devidas precauções antes de contratar uma empresa de transporte de carga. Confira nossas dicas para acertar na hora da escolha.

25 MAI 2015 · Leitura: min.
Cuidados ao contratar um transporte de carga

O setor de transporte pode ser desgastante para o cliente, se não se toma as devidas precauções antes de contratar uma empresa especializada. Atrasos na entrega, extravio de carga, danos ao material transportado, esses são só alguns fantasmas que assombram aqueles que querem um serviço perfeito.

Mas você sabe quais critérios seguir na hora de contratar uma empresa de transporte de carga? Preparamos dicas que lhe ajudarão a evitar imprevistos e frustações. Confira!

1) Escolha uma empresa pensando no tamanho da carga

O primeiro que devemos pensar é o tipo de carga, já que há empresas específicas para transporte de cargas secas, de cargas vivas, de cargas perigosas, etc.

Além do mais, há cargas que requerem mais cuidado, por serem mais delicadas, por exemplo. Também há volumes que nem toda empresa de transporte de carga está preparada para levar. Um exemplo pode ser o transporte de maquinária industrial, que requer da empresa um caminhão grande e equipamentos como guindaste e plataformas elevatórias.

Por isso, peça orçamentos pensando no tipo e volume da carga. Se você só tem caixas, pode ser mais generalista. Afine a pesquisa em função das exigências da carga.

flickroxfaminternational.jpg

2) Exija um contrato com todas as condições

Muitas vezes, a logística do transporte de carga pode ser mais complicada que a de uma mudança, especialmente em largos trajetos. Dois pontos que afetam muito a satisfação do cliente são a pontualidade e a segurança.

Prefira empresas que dispõem de rastreamento em seus veículos. Desta forma, você consegue saber exatamente em que ponto do trajeto está a sua carga. E não abra mão de contratar um seguro para o seu transporte, para estar resguardado de eventualidades como roubos, já que, na maioria das vezes, a empresa somente cobre danos provocados pelo manuseio e transporte.

Além do mais, assegure-se de que conste no contrato o prazo de entrega da mercadoria. Ele será a base para correr atrás de seus direitos, em casos de abuso ou má prestação de serviço por parte da empresa de transporte.

3) Guie-se pelas opiniões

Não se limite a coletar preços e comparar orçamentos. Vá um passo além, pedindo referências de clientes e contrastando as opiniões sobre os serviços prestados, utilizando também o apartado de Opiniões do Mudanca.com e também de outros sites.

Além do mais, verifique a regularidade da situação cadastral da empresa e se a mesma tem autorização para fazer o serviço que você necessita.

Fotos (ordem de aparição): por kernowcolin e Oxfam International (Flickr)

mudança
Linkedin
Escrito por

Mudanca.com

Deixe seu comentário