Como saber que objetos devem ser descartados na mudança

Separar o que deve ir ou não à nova casa pode ser exaustivo, mas é uma tarefa estratégica para a organização da mudança.

4 ABR 2018 · Leitura: min.
Como saber que objetos devem ser descartados na mudança

Seja por nostalgia, precaução ou por hábito, acabamos acumulando muitos objetos em casa, como roupas, eletrônicos e documentos. Revisar o que é útil e deve ser levado para o novo lar é uma tarefa estratégica para quem vai se mudar, pois pode ajudar a reduzir o orçamento da mudança.

A regra é simples: o que ocupa espaço em uma gaveta ou em um armário, ocupará lugar no caminhão de mudança. Sendo assim, não vale a pena gastar em embalagens e espaço no caminhão com objetos que você não usa e que, provavelmente, nunca usará.

Mas como definir o que levar, o que não levar e que destino dar aos itens que serão descartados? Daremos algumas dicas para lhe ajudar nessa tarefa.

1) Roupas, calçados e acessórios

O primeiro a se perguntar é: qual foi a última vez que você usou esse item? Se a resposta for: há mais de um ano, é bem provável que você não o use nos próximos anos. Dependendo da peça, você pode vendê-la pela Internet ou em um brechó, ou doá-la para quem precisa.

2) Eletroeletrônicos

É preciso verificar se estão funcionando e, outra vez, se perguntar há quanto tempo não são usados. No caso de aparelhos de celular antigos, videocassetes e outros objetos com tecnologia defasada, você pode tentar vendê-los em lojas especializadas, assim como cabos e componentes de computadores.

3) Documentos, faturas e comprovantes de pagamentos

Documentos devem ser sempre guardados, como certidão de nascimento e de casamento e diplomas. Comprovantes de pagamentos de contas de luz, água e telefone devem ser mantidos por até 5 anos e de aluguéis por 3 anos.

shutterstock-759458041.jpg

4) Livros, cadernos e revistas

É comum guardar livros e cadernos com o objetivo de revisar seu conteúdo depois de concluir um curso mas, muitas vezes, essa revisão nunca acontece. Desapegue e pense que, se um dia realmente precisar consultar um tema, poderá tirar suas dúvidas pela Internet. Doe seus livros e revistas a escolas e bibliotecas públicas e separe seus cadernos para reciclagem.

5) Enfeites e objetos de decoração

Aqui a pergunta decisiva é: este objeto tem valor monetário ou sentimental? Se a resposta for sim, ele deve ir à nova casa. Caso contrário, não pense duas vezes em descartá-lo, muitos enfeites acabam na estante apenas acumulando pó.

6) Utensílios de cozinha

Aproveite também para revisar e se desfazer dos utensílios que não estão em bom estado e que você não tem utilizado, como potes de plástico manchados, panelas sem cabo e pratos lascados. Se você não está usando esses itens, é porque não fazem falta e, provavelmente, também não serão imprescindíveis na nova casa.

Descartar não significa jogar no lixo

Muitos objetos que citamos podem ser doados, reciclados e transformados. É importante ter em mente que esses itens podem ser melhor aproveitados por escolas e centros comunitários, que esquecidos no fundo de uma gaveta ou armário. Pense que desapegar também significa ajudar, dependendo do destino que você der aos seus objetos.

Agora que você já definiu o que lhe acompanhará à sua nova casa, clique aqui e contate uma empresa para saber o orçamento real da sua mudança.

Fotos: Mudança.com

mudança
Linkedin
Escrito por

Mudanca.com

Deixe seu comentário

últimos artigos sobre organização da mudança