Dicas de etiqueta entre vizinhos

Com comportamentos e atitudes simples, é possível ter uma relação saudável entre vizinhos. Neste artigo daremos algumas dicas!

31 OUT 2018 · Leitura: min.
Dicas de etiqueta entre vizinhos

Viver em comunidade nem sempre é fácil, é preciso respeitar regras e direitos para se manter uma boa convivência em prol do coletivo. Quando se fala em relação entre vizinhos, algumas normas estão registradas, como por exemplo, nas convenções de condomínios, nos regimentos internos, na Lei de Condomínio e no Código Civil. No entanto, há outros pontos em que o que vale é o bom senso e a premissa de não fazer aos outros o que não gostaria que fizessem com você.

Conflitos com a vizinhança são sempre desgastantes e, muitas vezes, acabam com a harmonia na convivência. Em casos extremos e que não são resolvidos com o diálogo, o assunto vai parar na Justiça. Para evitar essas situações, daremos algumas dicas de etiqueta entre vizinhos que ajudarão a manter uma relação civilizada e de respeito.

1) Zele pela limpeza

As áreas comuns do prédio são uma extensão do seu apartamento e merecem a mesma atenção quando se trata de limpeza e manutenção. Não jogue bitucas de cigarro e mantenha os sacos de lixo bem fechados e nos locais apropriados. Se tiver animal de estimação, evite que ele faça suas necessidades nos jardins e sempre recolha os detritos. Preserve também pelo bom estado da estrutura do prédio, das áreas de lazer e dos elevadores.

2) Cuidado com o barulho

Umas das principais queixas entre vizinhos é em relação ao barulho. Tanto para quem mora em apartamento ou em casa, vale a lei do silêncio, proibindo ruídos que incomodam antes das 9h e após às 22h. Caso haja alguma situação excepcional, como obra ou festa que extrapole esse horário, o indicado é conversar antecipadamente com os vizinhos para explicar o caso e desculpar-se.

shutterstock-756821071.jpg

3) De olho nas crianças

O ideal é acompanhar as crianças quando estiverem nas áreas comuns do prédio, considerando que alguns locais podem ser perigosos, como piscina, estacionamento e até mesmo playground. Como responsável, é fundamental instruir como a criança deve se comportar com os demais vizinhos e funcionários do condomínio, ressaltando a importância de um tratamento respeitoso e de se evitar ruídos que possam incomodar.

4) Não abuse dos funcionários do condomínio

O compromisso deles é com o condomínio em geral, por isso, não solicite serviços particulares durante o expediente. Isso abrange “ajudinhas”, como arrastar móveis e ficar de olho nas crianças durante a sua ausência. Esses tipos de solicitações podem gerar um grande desconforto entre os vizinhos, que pagam o condomínio para que os funcionários realizem atividades de manutenção e segurança para o prédio, e não para um condômino em particular.

5) Seja gentil

Pequenas palavras e gestos podem tornar a relação entre vizinhos mais leve e agradável. Procure cumprimentar o vizinho sempre que o encontrar, agradecer pelos favores e se desculpar quando estiver errado. Também seja cortês, segurando a porta do elevador para o próximo, ajudando com sacolas e facilitando o dia a dia do vizinho sempre que possível. Com certeza, você receberá em troca a mesma gentileza e um tratamento educado por parte dos seus vizinhos.

Fotos: Mudança.com

mudança
Linkedin
Escrito por

Mudanca.com

Deixe seu comentário

últimos artigos sobre atualidades sobre mudança