Como transportar animais de estimação na mudança

Quais são os cuidados necessários ao se transportar um animal de estimação? Confira aqui quais são as precauções a serem tomadas para evitar riscos ao seu bem-estar.

23 FEV 2018 · Leitura: min.
Como transportar animais de estimação na mudança

Se você vai se mudar de cidade e possui um animal de estimação que precisa transportar, saiba que é preciso realizar diversas medidas para que o trajeto não represente riscos para o pet. O transporte de animais, quando não é cuidadosamente planejados pode trazer traumas ao bichinho e também riscos à sua integridade física.

O mais seguro e aconselhável nessas situações é que você mesmo efetue o transporte do animal, levando-o junto no carro. Coloque-o em uma caixa específica e adequada para o seu tamanho e que fique bem presa para não causar movimentações indesejadas no deslocamento. Prender bem o compartimento é importante, pois se houver uma freada brusca ou até mesmo um buraco na pista não causará maiores danos.

Para não haver um estresse ao animal, é sempre aconselhável que este esteja perto de seu dono no trajeto. Quando não existe esta possibilidade, algumas empresas possuem um serviço próprio de transporte de pets.

No caso da contratação de empresas particulares, diversos procedimentos são realizados para garantir uma efetiva estabilidade no percurso, bem como se houver algum pequeno impacto de freada, lombadas ou buracos na pista. Tudo que para que seu animalzinho sinta o mínimo possível de tensão, evitando que fique nervoso e passe mal.

1) Compartimento específico

pet1.jpg

O primeiro cuidado é com o local onde o pet será colocado para realizar a viagem. Ele deve ficar em uma caixa ou gaiola própria para este fim, que conta com aberturas para ventilação e é preparada para casos em que o animal precise fazer algum tipo de necessidade fisiológica. Os animais sempre deverão ser transportados de forma separada, ou seja, em gaiolas individualizadas. As caixas deverão ser bem fixadas com cintos e guias para evitar que ela saia do lugar.

2) Tipo de caminhão para o serviço

Jamais permita o transporte de seu animal de estimação em um caminhão baú, ou seja, completamente fechado. Os caminhões que são utilizados para mudanças domésticas, de mobiliário e pertences em geral não são feitos para isso. Além de ser proibido pelo Contran, Conselho Nacional de Trânsito, com certeza seu pet sofrerá um aquecimento maior do que o devido, bem como falta de ar.

O traslado correto deve ser feito por veículos especiais, com a estrutura devida, como por exemplo as aberturas para arejamento, ou até mesmo os que já dispõem de caixas individuais para acomodação. Esses veículos contam também com rastreamento por GPS, o que oferece uma maior segurança.

pet2.jpg

3) Condições do veículo

Antes de contratar uma empresa de transporte confira sempre se o veículo onde o seu animal será colocado está devidamente limpo e livre de qualquer tipo de objeto que lhe possa causar algum dano. O local de acomodação deve ser completamente seguro e higienizado previamente.

É importante também analisar as condições de funcionamento do veículo previamente ao contrato, para garantir que o mesmo é seguro para o serviço e não correrá o risco de quebrar na metade do caminho. Uma parada imprevista por falta de alguma manutenção ou checagem obrigatória causará uma demora desnecessária e mais cansativa para o seu bichinho.

4) Documentação

Para o transporte interestadual é necessário que o pet esteja com a carteira de vacinação em dia. Isso é exigido no caso de cães e gatos, porém se você possui algum outro tipo de animal, precisa ter a guia de trânsito dele. Verifique isso antes, para não ter transtornos na logística. Esta documentação é requerida pela fiscalização sanitária nos pontos de parada ou em barreiras estaduais.

5) Cuidados adicionais com alimentação e saúde

É importante que o animal não coma muito antes de realizar a viagem, pois poderá ficar enjoado com a movimentação e passar mal durante o percurso. O ideal é deixar de alimentá-lo algumas horas antes e deixar um estoque de comida e bebida, que deverá ser oferecido ao mesmo, dependendo do tamanho do trajeto.

Algumas empresas dispõem de cuidadores e veterinários para acompanhar o transporte, principalmente nos casos em que o animal sofre de algum tipo de doença, como convulsões, problema nas articulações ou já possui uma idade mais avançada. Estes profissionais realizam paradas regulares para que o animal possa se alimentar e beber água, sendo provido de todo o cuidado necessário no caso de trajetos longos.

Empresas especializadas dispõem de um transporte seguro e com todo o carinho que seu pet precisa. Confira aqui quais são elas!

Fotos: por Mudança.com

mudança
Linkedin
Escrito por

Mudanca.com

Deixe seu comentário
1 Comentários
  • Roberto

    Transportes de animal de Qualquer tipo somente via aérea e proibido transporta animais de estimação em caminhão.

últimos artigos sobre atualidades sobre mudança