Mudança internacional: um novo horizonte
Artigo revisado pelo Comitê
O Brasil deixou de ser um polo de emigração para configurar-se como um polo de atração de imigrantes. Nesse processo, começa a aumentar a procura por serviços de mudança internacional.
Com o atual cenário de crise econômica mundial, o Brasil deixou de ser um polo de emigração para configurar-se como um polo de atração de imigrantes. Nesse conjunto entram espanhóis, portugueses, mas também grande parte dos provenientes da América Latina que até então viviam no Velho Mundo. E o que isso tem a ver com a sua empresa?
Pois uma boa parte desses necessitará de serviços parciais ou integrais de mudança internacional. Se você ainda não oferece esse serviço, é uma boa oportunidade para ampliar a sua área de atuação e sair na frente da sua concorrência. Entretanto, é necessário planificar bem a estrutura, em prol de oferecer um transporte eficiente e de qualidade. Isso porque uma mudança, que normalmente já é estressante, ganhaem complexidade e nervosismo quando se trata de fronteiras internacionais.
Há muitos trâmites burocráticos e o cliente espera receber um bom suporte da empresa de mudança. Esteja atento aos seguintes conselhos para garantir eficiência e facilitar a vida de todos os contratantes:
- crie parcerias com empresas que realizam frete internacional. Isso permitirá que a sua empresa ofereça um serviço de qualidade sem recorrer a atravessadores
- monte um arquivo com todas as informações relacionadas à documentação exigida para mudanças internacionais. Muitos clientes desconhecem as exigências legais como, por exemplo, a necessidade de fazer uma transferência de residência consularizada ou de comprovar uma residência fixa no Brasil (via conta de água, telefone ou mediante declaração de familiar que acolherá o cliente)
- proceda da mesma forma com as diretrizes para a liberação e retirada da carga no Brasil: prazos, taxas, documentação exigida pela aduana, discriminação de serviços extras como desova, separação de carga e transporte até o destino final. São informações valiosas, fundamentais para manter o cliente satisfeito
- ofereça embalagens padronizadas para que o cliente possa empacotar os seus pertences com comodidade. Oriente o cliente a fazer uma declaração de bens, descrevendo o que há em cada caixa (de forma genérica). É muito importante não se equivocar na relação de conteúdo, já que isso pode acarretar problemas com a fiscalização
- lembre o cliente que é indispensável apresentar uma declaração com valor estimado da mudança à Receita Federal