Dicas para uma mudança tranquila

Uma mudança sem qualquer tipo de organização ou planejamento pode ser caótica. O Mudanca.com reuniu algumas dicas para que você tenha uma mudança tranquila, sem qualquer tipo de problema.

12 NOV 2013 · Leitura: min.
Faça um planejamento detalhado para evitar surpresas desagradáveis

Mudar de cidade, de país ou até mesmo para a rua de baixo deixa qualquer pessoa cheia de expectativa e ansiosa para chegar à casa nova. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para que este dia tão especial, que representa um novo começo, não termine mal.

Uma mudança sem qualquer tipo de organização ou planejamento pode ser caótica. O Mudanca.com reuniu algumas dicas relevantes para que você tenha uma mudança tranquila, sem qualquer tipo de problema.

Passo 1: avaliando os pertences

O primeiro ponto é avaliar o que deve ser levar para a casa nova. Muitas vezes guardamos objetos durante anos, que sequer lembramos que temos. Esta é a hora perfeita para separar o que não é útil e fazer doações.

Tenha sempre em mente a seguinte frase: se durante o último ano não usei determinada coisa, é porque não voltarei a usar jamais. Afinal, mudar não significa levar tudo de um lugar para o outro. Pense na decoração do novo lar, se os móveis combinam com o espaço que você quer criar. Dê asas à criatividade e pratique o desapego.

Passo 2: embalando os pertences

Se você não vai contratar uma empresa para embalar seus pertences, então envolva toda a família neste processo. Duas semanas antes do traslado, solicite à empresa responsável pelo transporte caixas e diferentes materiais para empacotar.

Numere as caixas, utilize uma cor para cada cômodo e marque o que é frágil. Se todos ajudarem nessa tarefa, ficará mais fácil saber onde estão as coisas quando chegarem ao novo lar. Não se esqueça de fazer um inventário de tudo que está nas caixas.

flickrporidogcow.jpg

Como embalar os pertences?

O segredo é não ter pressa, para que todos os bens sejam protegidos da forma adequada. Veja o passo a passo da embalagem:

  1. Utilize caixas pequenas: elas podem ser transportadas facilmente e são perfeitas para colocar livros e objetos mais pesados.
  2. Louças e itens de decoração devem ser embalados com plástico-bolha: são itens frágeis e isso evita o risco de quebrar.
  3. Os eletrodomésticos podem ir com proteções de isopor para evitar alguma batida forte.
  4. Quando os móveis forem desmontados, recolha todos os parafusos e demais peças. Coloque em um saco separado e identificado, assim evitará problemas na hora de montar.

Não se esqueça de avisar as empresas de celular, TV, Internet, planos de saúde, etc, a mudança de endereço. Depois de seguir nossas dicas, é só relaxar e aproveitar a nova etapa que se inicia.

Fotos (ordem de aparição): por pasukaru76 e idogcow (Flickr)

mudança
Linkedin
Escrito por

Mudanca.com

Deixe seu comentário
2 Comentários
  • Débora de Aragão Mendonça

    Excelente dicas! Já fiz várias mudanças e a organização é a chave do sucesso. Outra dica que dou é acompanhar a chegada da mudança na nova moradia e ir orientando os profissionais para colocarem as caixas já no cômodo certo. Isso facilita muito na hora de abrí-las. Evita-se não um leva e trás sem fim.

  • Virginia Coelho

    Muito boa a orientação. Importante mesmo pedir caixas a transportadora antes para ir acondicionando roupas, documentos, enfim coisas pessoais

últimos artigos sobre organização da mudança