O que fazer numa mudança com crianças?

Não é segredo para ninguém que uma mudança compreende um período de stress. Uma boa estratégia ajuda meninos e meninas a adaptarem-se ao processo da mudança. Confira as dicas!

30 OUT 2013 · Leitura: min.
O que fazer numa mudança com crianças?

Não é segredo para ninguém que uma mudança compreende um período de stress. Escolher a empresa que fará o transporte, cuidar de todos os detalhes para não esquecer nada da casa velha e organizar tudo na casa nova. O panorama pode ser ainda mais complicado se há crianças, que normalmente passam por quadros de ansiedade, rupturas e descobertas durante esse processo.

Um bom planejamento ajuda meninos e meninas a se adaptarem ao processo da mudança, evitando complicações e sentimentos negativos. Se você vai mudar e tem filhos, confira estas dicas para e aprenda como a transmitir tranquilidade.

1) Compreensão

Antes de mais nada, seja compreensivo com as crianças. É preciso que você saiba reconhecer tanto os seus sentimentos positivos como os negativos. Permita que as crianças percebam que existem momentos de ansiedade e que é normal sentí-los.

2) Exemplo

Pais e demais adultos devem dar exemplo. As crianças precisam ver e ouvir como os adultos manifestam seus sentimentos, e ver como são capazes de resolver seus problemas. É preciso ter cuidado tanto com a comunicação verbal como com a não verbal.

flickrdemandaj.jpg

Grande parte do stress sofrido pelas crianças é provocado pela "novidade" e "diferença". Por isso é tão importante proporcionar-lhes uma sensação de continuísmo, tentando manter rotinas e outros hábitos. Esse não é o momento mais indicado para quebrar rotinas, melhor aguardar o fim do processo de adaptação.

3) Tolerância

Seja tolerante, porque se adaptar ao que é novo leva tempo. Cada pessoa reage de uma forma diferente, lidando com as situações de acordo com suas individualidades. Para algumas crianças, o processo de adaptação ao novo lar será mais lento e difícil.

4) Adaptação

Se pais e demais adultos se mostrarem sociáveis com os moradores do novo bairro, esse pode ser um estímulo a mais para a adaptação do seu filho ou filha. Promova a interação do seu filho com as demais crianças e faça-o com a maior rapidez possível.

Você pode, por exemplo, pedir a um vizinho com filho para fazer um encontro entre as crianças. Além disso, atividades coletivas como escoteiros ou escolas de teatro são uma boa opção.

flickrfortmeade.jpg

Utilize a literatura infantil e filmes para ajudar as crianças, principalmente as mais novas, a lidar com situações difíceis. Neles, será possível encontrar personagens que sirvam de exemplo e despertem uma maior indentificação.

5) Reflexo

A atitude que você assume em relação à mudança influencia a atitude dos seus filhos. Tanto o entusiasmo quanto o medo podem ser transmitidos, por isso prefira sempre passar boas energias.

Fotos (ordem de aparição): por creative commons, demandaj e Fort Meade (Flickr)

mudança
Linkedin
Escrito por

Mudanca.com

Deixe seu comentário
3 Comentários
  • Kennedy

    Trabalho dos sonhos.

  • Equipe Mudanca.com

    Olá Célia, sua sugestão já foi repassada ao departamento de Conteúdo. Enquanto isso, pode tentar também orientação das empresas especializadas, publicando sua dúvida na seção de "Perguntas" do portal. Att. Equipe Mudanca.com

  • Célia Maria Abreu Nogueira

    Gostaria que também fossem apresentadas dicas de como fazer mudança com idoso acamado.

últimos artigos sobre organização da mudança