Transporte de obras de arte: dicas e cuidados

Transportar quadros, esculturas ou antiguidades não é uma tarefa simples. Aqui você encontra dicas para transportar obras de arte de maneira segura e sem dores de cabeça.

21 OUT 2014 · Leitura: min.
Transporte de obras de arte: dicas e cuidados

Transportar quadros, esculturas ou antiguidades não é uma tarefa simples. E se você precisa fazer esse tipo de transporte, é essencial saber quais são as recomendações e cuidados a serem tomados, até mesmo antes de contratar uma empresa especializada.

Primeiro, tenha em mente que os pontos mais importantes são a embalagem, acondicionamento e atenção especial na hora de retirar e entregar. No entanto, existem vários detalhes a serem considerados. Aqui você encontra dicas para transportar itens delicados como obras de arte de maneira segura e sem dores de cabeça, para ter uma mudança tranquila.

1º Passo

Comece com plástico-bolha para embrulhar as peças. É recomendável que o plástico-bolha seja forrado com papel especial para evitar que a obra de arte transpire.

2º Passo

Utilize containers ou caixas de madeira para colocar a obra embrulhada com o plástico-bolha. O resultado é ainda melhor que o recipinete for feito sob medida. Existem modelos que permitem que a peça seja fixada dentro da caixa para evitar atritos durante o traslado.

3º Passo

Use caixas de madeira com alças de aderência, pois permitem mover as caixas com facilidade. Este é um item fundamental para você (ou o ajudante contratado) colocar e tirar as caixas do caminhão com tranquilidade. Também é recomendável usar caixas com parafusos, ao invés de pregos. Isso ajuda a não danificar o objeto.

4º Passo

Quando a obra de arte já estiver dentro do veículo, a peça ou caixas devem ser presas aos pontos de ancoragem para evitar qualquer alteração da posição dos itens durante o transporte.

flickrkojach.jpg

Mais algumas dicas

Além dos passos citados anteriormente, fique atento a estas recomendações e garanta um transporte seguro para as obras de arte e demais peças delicadas:

  • é recomendável que as caixas de madeira sejam feitas sob medida para transportar cada uma das peças, e que sejam revestidas de espuma ou papéis especiais para proteger do calor e umidade. As empresas especializadas em transporte de obras de arte geralmente já dispõem desse tipo de embalagem.
  • confira também se a empresa contratada oferece caminhões preparados para esse tipo de traslado, com veículos climatizados e suspensão de ar, para suavizar o impacto durante o transporte.
  • existem especialistas que não recomendam colocar pinturas dentro de caixas. Se o seu quadro for muito delicado, a recomendação é fixá-los na posição vertical e separados uns dos outros (se houver mais de um quadro). Para uma proteção extra, use algum material acolchoado entre os quadros.

Foto: por Denise Chan e (Flickr)

mudança
Linkedin
Escrito por

Mudanca.com

Deixe seu comentário
5 Comentários
  • Roberto Frajndlich

    Quero transportar um quadro de 100 x 120 de Porto Alegre para São Paulo conforme comentário acima. Como entrar em contato?

  • Katia Mascerenhas Reis

    Por favor, aguardo um contato.

  • Cristina Barbosa

    Boa tarde, meus parabens pelas dicas e pelo maravilhoso trabalho. Sou artista plastica e moro fora do Brasil, gostaria de pedir uma ajuda e orientação de voces quanto ao transporte da pintura a oleo sem a estrutura de madeira, quanto tempo deve estar seca para poder ser transportada? E qual material não agarra na tinta que devo usar ? Se puderem me dar umas dicas agradeço muito

  • Vanessa Araujo

    Bom dia! Gostaria de saber se vocês orçam ou indicam onde fazer caixa para transportar quadro (transporte aereo)! Obrigada!

  • Regiane Martinez

    olá. Gostaria de saber se vcs fornecem caixa para transporte de quadros. Grata

últimos artigos sobre organização da mudança