Como organizar uma mudança rápida?
Artigo revisado pelo Comitê
A necessidade de mudança pode surgir de maneira inesperada, demandando pressa. Para organizar tudo de forma rápida e sem imprevistos, é fundamental seguir alguns passos. Saiba mais a seguir.
Nem sempre o prazo disponível para organizar uma mudança é o desejado, o que pode causar certo transtorno. Porém, é importante lembrar que, com um pouco de planejamento, é possível deixar tudo certo para o dia do carregamento.
O primeiro passo é ter claras as prioridades: por onde começar e acabar a mudança. Depois, você deverá definir um passo a passo que permitirá você agilizar o processo. Preparamos alguns conselhos para guiar seus esforços.
1) Certifique-se de contar com os materiais necessários
Antes de começar o processo de organização da mudança, tenha certeza de que tudo está em ordem com a embalagem:plástico-bolha, papelão, folhas de jornal, fita adesiva, caixas de papel, etc.
Os materiais são importantes para garantir o correto acondicionamento dos itens, assim como evitar que caixas se abram e acabem danificando objetos.
2) Um cômodo de cada vez
Ir trabalhando na casa como um todo pode ser um erro e contribuir para atrasar a mudança. O método mais eficiente é estruturar-se para atacar um cômodo de cada vez, deixando os mais utilizados, como banheiro e cozinha, para o final.
Assim, fica mais fácil a separação do que é delicado e o acondicionamento correto em caixas, para que o carregamento seja feito com a devida segurança. Não deixe de indicar as caixas que levam itens frágeis.
3) Separe o que não será usado
A mudança é uma excelente oportunidade para repensar o valor de cada objeto para você e sua família. Tudo o que não está sendo usado hoje, dificilmente terá utilidade na casa nova. Por isso, separe roupas, louças, eletrônicos, acessórios e outros objetos, coloque-os em caixas para doação.
Tudo que estiver velho ou em mal estado, aproveite para ir jogando fora, antes mesmo de começar o transporte. Desta forma, o espaço fica mais organizado, o que se traduz em menos stress com os preparativos.
4) Faça um inventário dos objetos
Além de identificar cada caixa, também é importante fazer um inventário, para que você saiba exatamente o que vai em cada uma. Isso ajuda na hora do carregamento e da descarga da mudança. Dessa forma, quando necessite de algo, saberá onde procurar.
5) Separe os itens indispensáveis
Se a mudança é para um lugar que está próximo do imóvel atual, talvez nem seja preciso separar mudas de roupa e similares. No entanto, se o processo vai durar mais de um dia, é fundamental separar itens de higiene pessoal, roupas e sapatos, medicamentos e outros itens indispensáveis, já contando com o fato de que a adaptação no novo lar pode demorar alguns dias.
Não se esqueça de documentos importantes, joias e outros objetos de valor, que não devem ser enviados com o caminhão de mudança.
6) Transporte as gavetas cheias
Uma maneira de economizar tempo e ainda manter a organização é transportar as gavetas cheias. Se não são demasiado grandes e nem estão muito pesadas, você pode deixar a roupa dentro e protegê-la com filme-plático.
7) Saiba quando pedir ajuda profissional
Tentar resolver tudo sozinho, além de atrasar todo o processo, pode gerar momentos de stress desnecessários. Contar com uma empresa especializada para desmontar móveis e ajudar com a embalagem dos objetos é fundamental, especialmente quando há um grande volume de objetos.
______________________________
Seja por conta própria ou com a ajuda profissional, a organização inicial é o que vai garantir uma mudança rápida e sem imprevistos.
Fotos: por Mudanca.com