Cuidados com o aluguel do caminhão da mudança

Se você vai alugar um caminhão para realizar a sua mudança, saiba que alguns cuidados são fundamentais para garantir a segurança e a economia no transporte. Confira nossas dicas!

26 JUN 2015 · Leitura: min.
Cuidados com o aluguel do caminhão da mudança

Muitas pessoas preferem alugar um caminhão e realizar de forma particular a sua mudança, sem a contratação de uma empresa especializada que se encarregue por todo o processo de carga e descarga. Na hora de realizar uma mudança, o planejamento é fundamental para evitar imprevistos, principalmente quando você pretende fazer o transporte por conta própria.

Veja quais cuidados você deve ter com a locação do veículo para transportar seus bens e confira nossas dicas para ter segurança e economia no aluguel do caminhão.

1) Tamanho do caminhão

Alugar o caminhão com o tamanho adequado para a sua mudança é fundamental por questões de logística e de economia de dinheiro. Você evitará ter que realizar mais de uma viagem ou ainda de pagar por um espaço interno do caminhão que não será utilizado.

O correto é informar a lista completa dos seus móveis e objetos para que a própria empresa realize o cálculo (em m3) e verifique qual é o caminhão ideal para a sua mudança.

372723.jpg

Normalmente, uma mudança pequena tem aproximadamente 15m3 e um caminhão-baú de 2,20 de altura x 2,10 de altura x 4,10 de comprimento é suficiente para o transporte.

2) Materiais de segurança

Para que todos os seus móveis e objetos cheguem intactos ao destino, é muito importante que a sua mudança seja acomodada com segurança dentro do caminhão. Verifique se a empresa disponibiliza mantas e cobertores para embalar os eletrodomésticos, eletroeletrônicos e os móveis.

Confirme também se o caminhão conta com cordas e cintas para amarrar os objetos, para que não se movam dentro do baú. Assim é possível evitar riscos, batidas e quebras. Mas lembre-se: a embalagem adequada de todos os pertences é indispensável.

489686-copy.jpg

3) Revisão em dia

Nada pior do que ficar na mão no dia da mudança por problemas mecânicos com o caminhão. Para não ter esse tipo de problema, veja se a empresa realizou todas as revisões para garantir a correta manutenção do veículo.

Verifique se o caminhão está em perfeitas condições de uso e, se necessário, faça um teste prévio, checando os freios, a direção e a troca de marchas.

4) Seguro

Para a sua tranquilidade, opte por caminhões assegurados. É difícil evitar 100% dos inconvenientes que podem acontecer durante um transporte de mudança. Por isso, é preferível se antecipar a qualquer tipo de imprevisto.

Existem empresas que, além de caminhões com seguro incluso, oferecem o serviço de rastreamento por GPS.

5) Documentação

Antes da contratação, solicite toda a documentação do veículo para conferir se o caminhão está autorizado para o transporte. Os documentos imprescindíveis são o licenciamento, seguro e o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC).

Não se esqueça que o condutor também deve estar com sua documentação em dia e deve estar habilitado para conduzir caminhões. Dependendo do tipo de veículo, precisará da carteira de habilitação C.

Fotos (ordem de aparição): por Pixabay, TBM - Transportes Baby Mudanças e Alex Express Transportes e Mudanças

mudança
Linkedin
Escrito por

Mudanca.com

Deixe seu comentário
1 Comentários
  • Gustavo Sch.

    Gostaria de um orçamento para mudança de Pouso Alegre - MG para Jundiaí-SP. O comprimento do baú deve ser de 7 a 10 metros de comprimento.

últimos artigos sobre atualidades sobre mudança