Vai mudar e tem cama box? Veja o que fazer

Opção de boa parte da população, a cama box pode provocar stress durante a organização da mudança. Confira nossas dicas para transportar sua cama box sem preocupações ou danos ao móvel.

9 ABR 2015 · Leitura: min.
Vai mudar e tem cama box? Veja o que fazer

A cama box já virou uma preferência nacional. Ela é moderna, em determinados casos ocupa menos espaço e sua base reforçada pode suportar mais peso que algumas camas tradicionais. Porém, quando chega a hora de fazer uma mudança, podem surgir algumas dúvidas.

Os estrados comuns de uma cama geralmente são desmontados e transportados com facilidade. Mas, no caso da uma cama box, como é feito o transporte? É possível desmontá-la? E se não entrar no elevador ou não passar pela porta?

Se você se deparou com os dilemas acima, fique tranquilo! É possível sim transportar sua cama box para a casa nova. Confira nossas dicas e tenha uma mudança sem stress!

Identificando o modelo da sua cama

A chamada cama box é aquela formada por base mais colchão, sendo que a parte inferior é estofada e tem uma estrutura interna de madeira. No entanto, existem vários modelos no mercado e cada um vai exigir um procedimento diferente para que você possa transportá-la.

Veja qual é o modelo da sua cama e entenda quais são os cuidados necessários:

1) Cama box bipartida

Este é o único modelo que permitirá uma desmontagem da base, sendo mais comuns em colchões maiores, como king e queen size. As camas bipartidas oferecem uma melhor sustentação, graças a uma estrutura que se parece com duas camas de solteiro unidas. Além disso, alguns modelos possuem espaço interno para gaveteiros.

A desmontagem de camas box bipartidas consiste justamente em desparafusar e separar estas duas bases. Sendo assim, é feito o transporte separado do colchão e das duas bases. Para desmontar corretamente, o melhor é siguir as instruções do fabricante.

Estes modelos não costumam gerar dificuldades no transporte da mudança, pois são planejados para que caibam na maioria dos elevadores, entradas e portas.

2) Cama box comum

Existem ainda as camas de solteiro e de casal que não são bipartidas. A FCam Transportes explica que estes modelos de cama box não poderão ser desmontadas. Nestes casos, somente os pés ou rodinhas são retirados da base.

Para realizar o transporte desse tipo de cama, é recomendável contratar serviços de uma empresa especializada para deslocar o móvel com segurança.

2576230742-60c6774414-z.jpg

3) Box conjugado

Com o colchão e a base formando uma única peça, este modelo é o que costuma trazer mais dificuldades no transporte. No box conjugado, o colchão está "grudado" à base e não permite nenhum tipo de desmonte.

Se você mora em apartamento e não é possível passar a cama pela porta e escadas, ou ainda se não cabe no elevador, a Bettega Mudanças recomenda realizar içamento do móvel.

Cuidados na hora de transportar

Se você vai mudar por conta própria ou contratar uma empresa especializada, tome cuidado com os seguintes pontos:

  • embale a cama box e o colchão para protegê-los contra sujeiras e pequenos impactos.
  • não dobre o colchão para não deformar ou danificar as molas e a estrutura interna.
  • se for utilizar cordas ou fitas para amarrar o colchão dentro do caminhão ou para deslocar o objeto, use uma base rígida no topo e nas laterais. Essa medida serve para evitar deformações no colchão.
  • não deixe de certificar se o caminhão ou ambientes de armazenagem estejam limpos e sem umidade.

Fotos (ordem de aparição): jason shultz e David Bailey (Flickr)

mudança
Linkedin
Escrito por

Mudanca.com

Deixe seu comentário
2 Comentários
  • AGNALDO MENDES

    Preciso de fazer mudança de uma cama grande box não passa no elevador

  • Marcos

    Falou falou e não disse nada

últimos artigos sobre organização da mudança