Que cuidados tomar com o transporte de plantas?
Artigo revisado pelo Comitê
Trajetos longos e a falta dos cuidados necessários podem danificar as plantas durante o transporte. É fundamental seguir alguns passos na hora da mudança, como destacamos no texto a seguir.
É natural que, durante o período que antecede a mudança, se comece a planejar o destino de todos os pertences da casa. Se organiza a embalagem dos itens delicados, a desmontagem dos móveis, o transporte do automóvel e a maneira como serão levados os animais de estimação. Mas, e quando há plantas também? Como se faz?
Assim como ocorre com os demais itens da casa, as plantas também precisam de um cuidado especial na hora da mudança, principalmente quando se trata de distâncias longas. O calor dentro do caminhão e as condições das estradas podem castigar os exemplares que estão sendo transportados, independente do tamanho.
Para minimizar o impacto durante o transporte, confira estas dicas.
Plantas de pequeno porte
Para plantas baixas e pequenas, o ideal é que o transporte seja realizado em caixas, seja de madeira, plástico ou papelão. Isso vai ajudar na imobilização durante o transporte, que pode resultar em folhas e ramas quebradas.
Se for colocar mais de um vaso na caixa, usar papel jornal para preencher os espaços entre os vasos. Vale lembrar que as caixas de papelão só devem ser utilizadas em transportes curtos, nos quais não há a necessidade de regar as plantas durante a viagem. Ainda assim, redobrar o cuidado para eliminar qualquer excesso de água nos pratos dos vasos, sob risco de danificar a estrutura das caixas.
Plantas de médio/grande porte
No caso de plantas altas, empresas especializadas em mudanças explicam que o ideal é que sejam transportadas juntas,ou seja, com vasos lado a lado. Isso evita que se movimentem dentro do caminhão, já que uma acaba servindo de escora para a outra.
Elas podem ser amarradas e asseguradas às laterais do caminhão, por exemplo, para evitar quedas. Além disso, é importante proteger os vasos, que podem se danificar durante o transporte, justamente pelos pequenos golpes ao se movimentar. Para isso, vale usar mantas, cobertores e papelão.
Não se esqueça de regar bem
É fundamental regar bem as plantas antes de realizar a mudança, principalmente quando se trata de longa distância. Isso, além de evitar que a planta murche, dará mais firmeza à terra.
Outro ponto importante é a luz. É natural que, em viagens longas, as plantas fiquem várias horas ou dias sem entrar em contato com o sol ou com a claridade natural. Sendo assim, é aconselhável "forçar" uma adaptação gradativamente, deixando a planta em lugares com pouca iluminação alguns dias antes da mudança.
Cuidado na hora do carregamento!
Para evitar possíveis danos, é importante que o carregamento seja feito com a ajuda de carrinhos ou plataformas elevatórias, principalmente no caso de plantas pesadas. Plantas com espinhos devem ser isoladas com papel, para evitar riscos com o contato humano.
Outra dica é deixar para carregar as plantas por último, de modo que fiquem na parte final do caminhão e não corram o risco de serem danificadas pelo deslocamento de algum móvel.
Fotos: por Mudanca.com
Preciso transportar algumas plap São Paulo, desde o Rio Grande do Sul. Nao eh comercialização. Sao imaz 4 Cicas c 1.20 cada
Oi...Boa tarde... Adorei as dicas, pois estou de mudança e esse artigo me ajudou muito. Porém tenho tbm algumas plantas pendentes, como suculentas e folhagens. Gostaria de saber se vcs tem alguma dica de como transporta -las na mudança sem danificalá-las muito. Obrigada !
Onde consigo informações pra mim contratar um transporte de plantas
Ótimas dicas, principalmente para quem vai realizar a 1a mudança com plantas