Tire suas dúvidas sobre transportes delicados

Uma mudança sem planejamento pode ser complicada. Saiba o que você precisa fazer para garantir que todos os bens sejam transportados de maneira segura e cheguem intactos ao destino final.

15 SET 2014 · Leitura: min.
Tire suas dúvidas sobre transportes delicados
Se você vai fazer uma mudança, existem alguns objetos em sua casa que, provavelmente, precisam de cuidado especial. Por isso, na hora de transportar itens frágeis, é importante seguir algumas dicas de segurança, mesmo que você contrate uma empresa que realize a embalagem de seus pertences. 

Saiba o que você precisa fazer para garantir que todos os seus bens fiquem bem protegidos e cheguem intactos ao destino final.

1) Organize-se

De forma geral, as empresas estão preparadas para realizar a mudança de objetos como cristais, espelhos, móveis com vidro e, até mesmo, eletrodomésticos. Mas algumas dicas podem facilitar a mudança destes objetos, que precisam de uma embalagem mais caprichada.

Antes de mais nada, separe e categorize esses itens mais delicados. Assim, você facilitará todo o processo de transporte e terá maior controle sobre os seus pertences. Para saber como embalá-los adequadamente, confira o passo a passo.

2) Animais de estimação

Já para transportar cães e gatos, por exemplo, o procedimento é diferente. Você pode buscar uma empresa especializada e autorizada para realizar transporte de animais, ou ainda há quem prefira levar o animal doméstico em seu próprio veículo ou de avião. Saiba quais são as normas gerais:

  • ser transportado com a carteira de vacinação em dia;
  • segundo o Código de Trânsito Brasileiro, os animais devem ser colocados em containers ou caixas apropriados e fixados com o cinto de segurança, sempre no banco de trás ou compartimento apropriado em caminhões;
  • em viagens de avião, é preciso ter o Guia de Trânsito Animal (GTA), que se trata de um documento expedido por um veterinário habilitado pelo Ministério da Agricultura. Confira as normas da companhia aérea que você contratar para mais detalhes.

 Outras dicas valiosas para quem vai transportar o bichinho de estimação por conta própria são:

  • cubra o local com jornal;
  • utilize telas ou grades apropriadas nas janelas do veículo;
  • dê água ao seu animal a cada duas ou três horas. É recomendável parar e andar um pouco com ele em intervalos determinados;
  • evite alimentá-lo, caso a viagem não seja muito longa.

dog-333483_1920.jpg

3) Transporte de plantas

Quem está organizando uma mudança, geralmente prefere levar suas plantas em veículo próprio, numa tentativa de evitar que sejam danificadas pelo calor ou atritos com outros objetos.

Se você não pode levá-las sozinho, cheque com a empresa de mudança se existe um serviço específico ou se é possível realizar a última viagem com o caminhão apenas para levar suas plantas. Seja qual for o método de locomoção, atente-se para as dicas de preparação:

  • faça uma poda para eliminar galhos pontiagudos e evitar acidentes;
  • cubra vasos com saco plástico para que a terra não caia no interior do caminhão ou carro;
  • amarre e fixe os vasos no interior no veículo, para evitar que tombem.
4) Obras de arte

Se o seu inventário inclui peças especiais como obras de arte, existem outras técnicas específicas para transportá-las corretamente. Algumas empresas oferecem serviço especializado em transporte de peças de arte, que geralmente incluem os seguintes passos:

  • embalar o quadro ou escultura com plástico-bolha;
  • depois, colocá-los em caixas de madeira, feitas sob medida para cada objeto. Essas caixas têm revestimento de isopor ou espuma;
  • as caixas devem ser amarradas e fixadas dentro do caminhão para evitar que trombem com outros objetos durante o trajeto;
  • alguns veículos de transportadoras especializadas podem ser climatizados e possuir suspensão de ar para evitar qualquer dano à obra.

Com essas dicas, você está melhor preparado para os pormenores da organização da sua mudança. Se alguma dúvida ficou sem resposta, envie seu comentário.

Fotos por ordem de aparição: Hsing Wei (Flickr) e dantetg (Pixabay)

mudança
Linkedin
Escrito por

Mudanca.com

Deixe seu comentário

últimos artigos sobre organização da mudança