Quais as vantagens da mudança compartilhada?
Artigo revisado pelo Comitê
Uma mudança compartilhada sempre é mais barata. Mas, antes de contratar esse tipo de transporte atraído pelo preço mais baixo, é preciso saber quais são as reais vantagens e desvantagens.
Um dos serviços oferecidos pela maioria das empresas especializadas em mudança é o de mudança compartilhada. Através do aproveitamento do espaço de um caminhão, o cliente tem a oportunidade de optar por uma forma de transporte mais barata, já que o veículo não é alugado de forma exclusiva, e sim compartilhado por vários clientes.
Algumas empresas chegam a dar um desconto no valor da mudança que poder chegar a 40% se o cliente optar pelo sistema de aproveitamento de carga. Mas, antes de contratar esse tipo de transporte atraído pelo preço mais baixo, é preciso saber:
- como é realizada a mudança compartilhada,
- quais os benefícios,
- e quais os problemas que podem surgir.
Assim, você evitará surpresas desagradáveis e terá um transporte dentro das suas expectativas.
Dia marcado? Não há como escolher
Um dos principais pontos que você deve considerar é a impossibilidade de escolher quando sua mudança será entregue. Trata-se de uma regra tanto para mudanças comerciais como residenciais. A empresa de transportes trabalha somente com datas aproximadas, tanto para a retirada dos itens como para a entrega no destino final. Isso porque está à espera do enchimento do caminhão.
Com essa informação, um cliente que necessita de uma mudança com urgência ou conta com prazo definido para entregar e entrar no imóvel, deve abandonar a ideia de fazer uma mudança compartilhada e optar pelo transporte exclusivo.
Vale lembrar que algumas empresas oferecem uma data limite para fazer o transporte da mudança daqueles que contrataram o serviço de aproveitamento de carga, independentemente de o caminhão ter sido completado. Nesse caso, redobre a atenção e exija que tal informação conste em contrato.
Onde deixo minhas coisas enquanto espero?
Muitos acabam desistindo de uma mudança compartilhada porque devem liberar o imóvel e não desejam pagar por um serviço de guarda-móveis. O que eles não sabem é que algumas empresas especializadas nesse tipo de mudança dispõem de depósito próprio e oferecem o espaço sem qualquer custo adicional para a armazenagem dos móveis e demais pertences, enquanto esperam pela saída do caminhão.
Nunca é demais solicitar informações sobre as instalações do depósito e, quando possível, fazer uma visita ao local. É fundamental que seja um espaço coberto, bem acondicionado e vigiado.
O tempo para o início do transporte da mudança vai depender da rota escolhida. Por isso, dê preferência a empresas que trabalhem com o destino da mudança de forma habitual, já que isso assegura uma maior frequência de idas e vindas de caminhões.
Serviços complementares
O que muda numa mudança compartilhada é a forma como é feito o transporte. As empresas especializadas estão preparadas para oferecer os mesmos serviços que em uma mudança exclusiva: embalagens, desmontagem de móveis, içamentos, entre outros.
Lembre-se sempre de verificar se a empresa contratada será responsável por todas as etapas do serviço. Caso haja alguma colaboração externa com outra empresa ou autônomo, solicite informações sobre os mesmos e exija que conste em contrato.
Foto (ordem de aparoção): por ibm4381 e Lorenzoclick (Flickr) e Goiás Storage
Olá Ayla, Você encontrará empresas especializadas nesse serviço através da seção "Empresas". Você pode filtrar os resultados por localidade. Att. Equipe Mudanca.com
Olá, onde acho mais empresas que trabalham com a mudança compartilhada? Podem me ajudar?
Olá Diana, para conseguir uma resposta mais rápida, melhor contatar as empresas especializadas nesse serviço através da seção "Empresas". Att. Equipe Mudanca.com
Quanto custa o guarda-móveis? Por quanto tempo posso deixá-los?
Olá Maria, cada empresa de transporte trabalha com sua seguradora de confiança. Você deve perguntar às empresas contatadas. Att. Mudanca.com
Quero saber qual é a seguradora.