Dia do Motorista: dicas sobre segurança e como aliviar o stress

Trechos longos, pouco tempo para realizar a viagem, riscos e sono acumulado. A falta de cuidados e a pressão constante são as principais causas do stress de motoristas.

21 JUL 2016 · Leitura: min.
Dia do Motorista: dicas sobre segurança e como aliviar o stress

Quem costuma pegar a estrada frequentemente, sabe dos muitos problemas que pode encontrar pela frente. Além da falta de estrutura rodoviária em muitos locais do Brasil, motoristas ainda se deparam com o risco constante de acidentes, por exemplo.

Isso, somado a outros problemas cotidianos da profissão, faz com que aumentem a possibilidade de stress, que afeta não só a vida profissional, como também a pessoal. Mas quais são os principais causadores do stress para quem dirige e como lidar com eles? O Mudancas.com destaca aproveita a celebração do Dia do Motorista, 25 de julho, para falar de segurança e dar dicas importantes para a sua rotina.

Valorize seu descanso

A ideia da otimização de tempo e estrutura faz com que muitos transportes sejam realizados dentro de um prazo considerado, às vezes, surreal. Além disso, estradas com baixas condições de trafegabilidade influenciam no tempo percorrido. O resultado disso é poucas horas de sono, cansaço acumulado e stress. Quem nunca soube de um motorista que dormiu ao volante e se acidentou?

Por isso, para evitar o stress causado por essa rotina e também o risco de acidentes, o melhor é optar por transportes que ofereçam condições aceitáveis, como uma boa noite de sono e um tempo de viagem considerado justo.

Não use estimulantes contra o sono

Como dito antes, o sono é um dos grandes vilões para quem pega a estrada. Para evitá-lo e tentar ganhar tempo, muitos motoristas fazem uso de estimulantes, como o conhecido rebite. No entanto, trata-se de um composto com anfetamina, que pode trazer causar grandes problemas à saúde, como dependência, perda de apetite, taquicardia, aumento da pressão arterial, impotência sexual, irritabilidade e alucinações.

shutterstock-348170699.jpg

Cuidados com os assaltos

O risco de assalto também é um fator causador de stress. Às vezes, umaa situação assim não pode se evitada. Então, o melhor que o motorista pode fazer é não reagir, para se salvar de retaliações.

No entanto, alguns cuidados podem ser tomados, como evitar horários de pico, que provocam congestionamentos e baixa trafegabilidade. Também é importante andar com portas e vidros travados e sempre mantendo distância do veículo da frente.

Outra dica é, sempre que possível, não parar na estrada. Isso porque, em muitos casos, os pequenos acidentes (como um pneu furado) são causados por assaltantes que ficam num raio próximo e esperando justamente que a vítima pare para realizar um assalto.

Dirija de forma defensiva

Evitar ultrapassagens em locais proibidos e andar dentro do limite de velocidade são os exemplos de direção defensiva mais conhecidos. No entanto, há outras questões consideradas fundamentais para que você evite acidentes na estrada.

É importante que o motorista faça a manutenção constante do veículo e garanta que tudo esteja funcionando perfeitamente. Além disso, não transporte cargas que excedam a capacidade e comprometam a segurança. Do mesmo modo, nunca dirija sob efeito de algum tipo de droga ou distúrbio psicológico.

A profissão de motorista é de fundamental importância para a economia do Brasil, seja por meio do transporte de cargas ou mudanças. No entanto, também é rodeada de stress e riscos que, em diversas ocasiões, também envolvem a vida alheia.

Desse modo, o melhor a se fazer é respeitar os limites do corpo e tentar levar uma vida equilibrada. Afinal, poucas coisas são mais gratificantes do que garantir a volta para casa!

Fotos: por Mudancas.com

mudança
Linkedin
Escrito por

Mudanca.com

Deixe seu comentário

últimos artigos sobre motorista profissional