Motorista: cuide da saúde durante viagens longas
Artigo revisado pelo Comitê
Se você trabalha dirigindo um caminhão e conduze durante várias horas sem parar, cuidado: a sua saúde pode estar em perigo! Aprenda como driblar este problema e garantir mais qualidade na sua rotina.
A ampla maioria dos profissionais de transporte de mudanças e cargas ficam horas na mesma posição e, muitas vezes, não sabem o risco que estão correndo. Isto pode ser ainda mais grave quando o motorista tem algum problema de circulação. Estar muitas horas sentado pode resultar fatal, porém com alguns cuidados básicos você levará uma vida saudável e por muito tempo.
Não é à toa que os médicos advertem sobre a importância de fazer pausas durante a viagem. Estes momentos são importantes não só para aliviar a cabeça da tensão do trânsito, mas para fazer alguns exercícios que evitam doenças como a trombose.
A falta de mobilidade, por estar sentado em um veículo durante muitas horas, pode provocar a formação de coágulos no sangue. Mas o que isso significa? Para o nosso corpo é normal reagir com a formação de coágulos quando algum vaso se rompe. A tentativa do organismo é evitar a perda de sangue. O problema é quando este processo acontece dentro de uma veia ou artéria. Se há uma aderência às paredes do vaso, o resultado é uma trombose.
Pessoas que trabalham em pé ou estão muito tempo sentadas devem redobrar os cuidados. E, motoristas, nunca se esqueçam da lei que protege a categoria e ajuda a ter uma vida mais saudável.
Lei 12.629/12
Ela é conhecida por ter regulamentado a profissão de motorista profissional, mas foi além. Determinou que estes trabalhadores têm direito a 30 minutos de descanso para cada quatro horas de trabalho.
Durante a parada, procure um lugar seguro onde você possa fazer uma caminhada para ativar a circulação do sangue e alongar os braços e pernas. Isso aliviará a tensão da estrada e afastará o risco de doenças.
Dicas para uma viagem segura
- ajuste o banco para quando você pressionar os pedais os joelhos ficarem levemente flexionados
- sente de maneira correta, sem deixar a cabeça para baixo ou para trás, com a coluna reta e os braços semiflexionados
- relaxe sempre os ombros para não sobrecarregar a musculatura do pescoço
- respeite o tempo de descanso determinado na lei e não fique muitas horas sem parar
- caso viaje acompanhado, oriente os passageiros a movimentarem os tornozelos e pés para ajudar o sangue correr
- no final do dia, eleve as pernas. A sensação de alívio lhe fará sentir melhor e também contribuirá positivamente para a sua circulação
- beba muita água
- aprenda a escutar o seu corpo. Se ele constantemente reclamar de alguma dor, procure um médico para ver o tratamento mais adequado
Seguindo nossas dicas você poderá pegar a estrada sem nenhuma preocupação.
boa dica , espero que todos pratique