Motorista: de olho no excesso de peso
Artigo revisado pelo Comitê
Não cuidar da saúde significa possíveis problemas de pressão alta, colesterol, obesidade e infarto. Pesquisa aponta que quase 80% dos motoristas estão acima do peso.
Não cuidar da saúde significa possíveis problemas de pressão alta, colesterol, obesidade e infarto. Doenças essas que podem comprometer a sua segurança e dos demais motoristas na estrada. Segundo dados do programa Estrada para a Saúde, mais de 70% dos motoristas atendidos não praticam atividade física, mais de 75% são hipertensos e quase 80% estão acima do peso.
A rotina dos caminhoneiros é pesada. São muitas horas dirigindo, dormindo mal e comendo alimentos ricos em gordura, açúcar e pobres em nutrientes e vitaminas. Esta combinação de fatores pode gerar sérios problemas cardiovasculares e grandes riscos de vida.
O programa Estrada para a Saúde teve início em 2001, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos caminhoneiros. Ele oferece exames médicos e odontológicos gratuitos, além de dicas sobre como melhorar a rotina nas estradas e cuidar da saúde e alimentação. Agora, você não tem mais desculpa!
- O café é uma bebida que faz parte do dia a dia dos motoristas para espantar o sono. Os nutricionistas aconselham maneirar na ingestão, tomá-lo sem açúcar ou dar preferência ao adoçante.
- Como os alimentos encontrados nas lanchonetes e restaurantes na beira da estrada normalmente já possuem muito sódio, evite colocar mais sal no prato.
- Inclua frutas e verduras de cores variadas nas refeições, de forma que seu prato tenha verde, vermelho, laranja e outras cores.
- Na hora de escolher a carne, dê preferência aos grelhados ou cozidos, que podem ser digeridos mais facilmente e não possuem a mesma quantidade de gordura que as frituras.
- Procure fazer três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e lanches leves entre elas.
- Beba muita água durante todo o dia e mantenha sempre o corpo hidratado. Durante as refeições evite a ingestão de líquidos, que podem dificultar a digestão.
Especialistas também alertam para a importância de fazer algum tipo de atividade física, nem que sejam pequenas caminhadas. Comece a sua hoje mesmo!