Segredos para fazer uma mudança com êxito

Para fazer uma mudança com sucesso, você deve entender a importância da organização. Planeje bem todo o processo e assegure-se de que está escolhendo a melhor empresa para sua necessidade.

15 SET 2011 · Leitura: min.
Segredos para fazer uma mudança com êxito

Na maioria das vezes, uma mudança representa transformação na vida, o começo de uma nova etapa. Mas também pode provocar situações de stress, seja pelo cansaço de desmontar toda uma casa ou pelas emoções e sentimentos que invadem uma pessoa ao se despedir do lugar que foi sua casa durante tanto tempo.

Por isso, é normal que muitos vejam uma mudança como um desafio. Entretanto, algumas atitudes positivas sobre a organização e o planejamento das etapas do traslado são capazes de proporcionar a confiança necessária para experimentar cada fase do antes e depois da mudança com tranquilidade. Anote os segredos para realizar uma mudança com êxito:

1) Quando mudar?

Se não é preciso mudar de forma imediata, o melhor é organizar a mudança quando tiver mais tempo livre, ou seja, durante as férias ou feriados. Desta forma, estará mais disponível para fazer o transporte e, principalmente, a organização das coisas na casa nova.

Além disso, ter mais tempo para preparar tudo para o transporte reduz a desorganização da casa, ou seja, essa não ficará vários dias com caixas, móveis embalados e malas espalhadas por todos os cômodos.

Mas se essa primeira opção é impossível, crie uma lista de tarefas e vá completando os itens pouco a pouco, em ordem de prioridade. Lembre-se de escolher um cômodo para deixar todas as caixas e demais pertences, para que a convivência no imóvel não seja dificultada pela preparação da mudança. Neste caso, é recomendável que comece o processo com dois meses de antecedência, para poder organizar tudo tranquilamente.

2) O que levar em uma mudança?

A mudança é o momento ideal para se desfazer daquelas coisas que andam esquecidas em armários e outros cantos da casa:

  • roupas
  • sapatos
  • itens da cozinha
  • móveis sem uso, etc.

flickrfurilo.jpg

Vale a pena desfazer-se de tudo aquilo que você não utiliza e sabe que nunca vai usar. Quando comece a preparar seus pertences para colocá-los em caixas, classifique-os em três grupos: imprescindíveis, duvidosos e descartáveis. Dessa forma, economizará tempo e evitará transportar coisas que terminarão no lixo na casa nova.

3) Como fazer o transporte?

Sempre há duas possibilidades: realizar a mudança você mesmo ou contratando os serviços de uma empresa especializada. Fazer uma mudança por conta própria significa economia de dinheiro, mas também um processo muito mais sacrificado e cansado. Lembre-se de que passará horas e horas carregando caixas e móveis, para depois fazer a mesma coisa no destino final.

Antes de contratar qualquer profissional, entretanto, analise bem o custo e as condições do serviço oferecido pela empresa. Vale lembrar que determinados tipos de imóveis são determinantes na hora de optar por um transporte profissional, como exemplo, se o apartamento para onde você for mudar não tiver elevador. Nesse caso, a possibilidade de fazer a mudança por conta própria deveria ser descartada.

Enfim, uma mudança pode significar um transtorno, mas se você se organiza bem, será mais rápido e tranquilo. Antes do que imagina, você estará com sua nova casa em perfeitas condições.

Fotos (ordem de aparição): por tnarik e furilo (Flickr)

mudança
Linkedin
Escrito por

Mudanca.com

Deixe seu comentário

últimos artigos sobre organização da mudança