Ano novo: financiamento para renovar frota

Quem deseja adquirir um novo caminhão ou renovar parte de sua frota, terá até dezembro de 2013 para aproveitar as condições especiais do financiamento do BNDES.

14 JAN 2013 · Leitura: min.
Financiamento para compra de caminhão com juros de 3% ao ano </p> Foto: por PhillipC (Flickr)

O ano de 2013 começa com novidade para o setor do transporte. Todas as empresas e autônomos do setor que desejarem adquirir um novo caminhão ou renovar parte de sua frota poderão aproveitar as condições especiais do financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por mais um tempo. O governo Federal anunciou a prorrogação das taxas de juros diferenciadas do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), que oferece facilidades àqueles que planejam adquirir caminhões, ônibus, máquinas e equipamentos.

Os interessados terão acesso a linhas de financiamento com juros de 3% ao ano, se os contratatos forem fechados ainda no primeiro semestre. Isso porque, para o segundo semestre, a taxa sofrerá um incremento e estará no patamar de 3,5%. Para contratatos fora do PSI, a taxa de referência adotada pelo BNDES é de 5% ao ano.

Como o programa acabará em dezembro de 2013, os profissionais empenhados em fazer parte devem adiantar-se e coletar informações sobre as condições do financiamento, requisitos, etc. O prazo de financiamento para a maioria das linhas de crédito direcionadas ao setor de transporte é de dez anos (120 meses).

O governo Federal reserva um orçamento de R$ 100 bilhões para o PSI em 2013, e o objetivo é fazer o investimento crescer um 8% nesse período.

Invista, reduza custos e acidentes

A renovação da frota ou aquisição de um novo caminhão também pode ser tratada com grande potência comercial. Está comprovado que caminhões antigos em circulação aumentam o número de acidentes nas rodovias, incrementam os índices de poluição, além de supor mais gastos com manutenção e combustível.

Segundo dados da Confedaração Nacional dos Transportes (CNT), 32% da frota de caminhões do país têm mais de 20 anos. Do total de veículos, 17% contam com mais de 30 anos de uso. Ainda de acordo com a instituição, a média de idade dos veículos dos autônomos é de 21 anos, enquanto o uso médio dos caminhões nas empresas não supera nove anos.

Para os clientes, divulgar um novo caminhão e uma frota em dia é vender segurança e tranquilidade. Para o seu negócio, trata-se de uma decisão que certamente será amortizada com os benefícios que proporcionará na rotina de transporte.

mudança
Linkedin
Escrito por

Mudanca.com

Deixe seu comentário
2 Comentários
  • Equipe Mudanca.com

    Olá Angelita, como o programa é do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), melhor recorrer diretamente a eles para informação. Att. Equipe Mudanca.com

  • Angelita Azevedo

    Gostaria de saber em qual órgão me darão esclarecimentos como fazer este cadastro para a troca de meu caminhão.

últimos artigos sobre normativa e questões administrativas