Empresas de mudança podem transportar animais?
Artigo revisado pelo Comitê
Quem vai mudar e tem um animal de estimação, precisa se preocupar com o transporte do bichinho, para que ele não sofra nem fique estressado. Mas quem pode fazer esse tipo de transporte?
Quem tem um animalzinho em casa, nutre por ele um amor profundo. Obviamente, quando se prepara uma mudança, existe uma grande preocupação sobre como ele será levado para o novo lar. Daí vem a pergunta: as empresas de mudança podem transportar animais domésticos?
Preparamos este artigo para que você esclareça todas as suas dúvidas sobre o tema. Confira e reúna a informação necessária para tomar uma decisão mais acertada.
Transportando bichinhos de estimação
Não há dúvidas de que a melhor forma de transportar o seu bichinho de estimação é com você. Entretanto, por questões de distância ou até mesmo pelo número de animais, a logística se complica.
Algumas empresas de mudança oferecem casinhas especiais para transportar os animais domésticos e se responsabilizam por dar comida e água, durante todo o trajeto. Mas atenção: trata-se de um serviço que não pode ser feito por qualquer empresa.
"Além de ser proibido, não convém transportar animais em baú fechado em viagem muito longas, principalmente no calor. Convém contratar transporte especializado", comenta a equipe da A Jato Mudança e Guarda-móveis.
Autorização especial
Quem restringe o transporte de animais domésticos para garantir que o mesmo seja feito com a qualidade necessária é o Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ou seja, a empresa contratada precisa ter uma autorização especial, já que são consideradas as condições de veículo para o transporte, especialmente o que se refere à ventilação.
Outras regras impostas às empresas de transporte de animais são as casinhas apropriadas, que devem ser fixas com amarras especiais. A empresa também deve levar a carteira de vacinação do animal, em caso de fiscalização sanitária nos postos de controle da Polícia Rodoviária.
De olho na documentação
É responsabilidade do dono do animalzinho providenciar toda a documentação necessária para o transporte, que varia conforme o estado e depende também da espécie.
Para cachorros e gatos, bastar ter a carteira de vacinação em dia. Outros animais de companhia precisam de uma Guia de Trânsito Animal (GTA).
Essas regras são válidas para um transporte dentro país. Se a viagem for internacional, é preciso outro documento, o Certificado Veterinário Internacional (CVI), que só vale por uma viagem.
Qualquer outra dúvida sobre os documentos necessários para o transporte do seu animal de companhia pode ser tirada no site no Ministério da Agricultura.
Fotos (ordem de aparição): por fazen e recompose (Flickr)
Transporte de animais de companhia (estimação) requer uma série de cuidados, especialização e doutrina para seguir à risca as normas imposta pelo Contran e Ministério da Agricultura. Animais de estimação não devem, em hipótese alguma, viajar em porta malas, baú de caminhão ou carroceria de qualquer veiculo aberto.