Como fazer o transporte de veículos durante a mudança

Como é feito o transporte de veículos de forma segura? Ele pode estar carregado no momento deste deslocamento? Veremos aqui como funcionam as normas para este tipo de serviço.

8 MAR 2018 · Leitura: min.
Como fazer o transporte de veículos durante a mudança

Se na mundança de cidade você não quer dirigir e está precisando realizar o transporte de seu veículo, existem alguns cuidados a se tomar. A primeira dica é que o automóvel deve estar completamente vazio. Transportar um veículo carregado em uma cegonha é extremamente perigoso. Até mesmo uma pequena quantidade de objetos pode colocar em risco o transporte.

No caso de mudanças interestaduais, quando há necessidade de transportar um veículo de uma cidade a outra, normalmente se pensa em aproveitar o espaço interno do carro para colocar alguns itens que também deverão ser deslocados, como malas com vestuário, roupas de cama, objetos de decoração, livros e todo o mais que couber. O que temos que ter em mente é que isso prejudica muito o deslocamento, mesmo que o veículo esteja bem preso ao caminhão.

Esse tipo de serviço pode ser realizado por caminhões plataformas que levam apenas um automóvel. Ele também pode ser efetuado por caminhões cegonhas, que levam não somente um, mas vários veículos ao mesmo tempo em sua carroceria.

Itens que são colocados dentro do carro podem danificá-lo ao se movimentarem, mesmo se estiverem bem presos ou até mesmo no porta-malas. Uma pequena freada do caminhão pode fazer com que os objetos se soltem. Eles podem ser arremessados dentro do próprio carro, trincando vidros, estragando estofados ou danificando painéis. Corre-se o risco de que os objetos quebrem os vidros e sejam lançados para fora do veículo, atingindo os demais carros ou pedestres ao redor.

carro222.jpg

Além disso, as empresas de mudanças não costumam se responsabilizar por pertences que são deixados dentro do veículo, no caso de itens quebrados, colisões, furtos, entre outros. Algumas transportadoras possuem a opção de se fazer um seguro adicional, onde é realizado um inventário dos itens que serão colocados dentro do automóvel.

Apesar de muitas pessoas optarem por efetuar o transporte de seu veículo cheio, ele não é recomendável por ser altamente perigoso. Essa questão é controlada pela fiscalização rodoviária. Por regulamentação, é expressamente proibido transportar objetos no interior do veículo.

O mais recomendável é que todos os seus pertences sejam transportados por uma empresa de mudanças contratada expressamente para o serviço. Elas possuem seguros para evitar transtornos e prejuízos, levando em consideração que em qualquer tipo de transporte pode ocorrer acidentes de trânsito. Isso garante que você será ressarcido em qualquer situação, pois terá um contrato assinado para tal fim e dentro do que a lei permite.

A mudança dos pertences deve ser feita por caminhões baús específicos, onde os objetos são embalados e protegidos, por exemplo, com cobertores e cintas de amarração para que o impacto de uma freada não cause dano. Estas empresas especializadas possuem profissionais capacitados na organização interna dos baús, acomodando tudo de forma segura e estável para o deslocamento.

Agora que você já sabe como preparar seu veículo para que o transporte seja feito de forma segura, veja aqui quais são as empresas que podem realizar o serviço com segurança.

Fotos: Mudanca.com

mudança
Linkedin
Escrito por

Mudanca.com

Deixe seu comentário
2 Comentários
  • GEOVANE DOS SANTOS MORAES

    Gostei muito vcs levan carro também

  • Dilma de Siqueira Toledo

    Valor para transporte de Renault Sandero de Porto Alegre RS para Pouso Alegre MG

últimos artigos sobre normativa e questões administrativas